Atualizado em junho de 2023.
Juros Simples Nacional: saiba como calcular e evitar problemas
Conheça as principais informações sobre juros Simples Nacional, aprenda a calcular corretamente e mantenha sua empresa em dia
Muitos empresários optaram pelo regime tributário do Simples Nacional devido aos seus inúmeros benefícios. No entanto, muitas empresas acabam atrasando o pagamento de suas obrigações e colocando suas vantagens em cheque.
Se você atrasou a DAS, vai ter que lidar com o juros Simples Nacional. Mas não se preocupe, este artigo discutirá como funcionam os impostos e juros no regime.
Para entender melhor, veja o artigo até o fim!
Juros Simples Nacional, entenda o que é
Primeiramente, para existir os juros devidos, tem que existir uma dívida. A empresa está em débito com a Receita Federal devido a pagamentos em atraso do Simples Nacional.
A inadimplência no Simples Nacional significa atrasar o pagamento do DAS, que é um Documento de Arrecadação Simplificada. Ele unifica os principais impostos do Simples Nacional, facilitando o cumprimento de suas obrigações com a Receita Federal.
Toda empresa enquadrada neste regime tributário precisa emitir uma guia de recolhimento mensal do DAS e pagar seus impostos. Normalmente, o documento vence no dia 20 de cada mês ou, em caso de finais de semana e feriados, no próximo dia útil.
Se você esquecer ou deixar de pagar o boleto, seu pagamento aparecerá como pendente no sistema do governo. Desse modo, o atraso no pagamento acarreta multas e juros.
Se os débitos não forem pagos por muito tempo, a Receita Federal pode até mesmo excluir a empresa do regime do Simples Nacional.
Nesse caso, a empresa deverá apresentar sua defesa no prazo de 30 dias e pagar os débitos no mesmo período.
Como funciona no caso do MEI
Para os microempreendedores individuais, o atraso de duas parcelas pode resultar na perda dos benefícios previdenciários do INSS e no desenquadramento do Simples Nacional.
Portanto, o pagamento do DAS em dia deve ser uma prioridade para os empresários, a fim de evitar o acúmulo de dívidas e penalidades que podem comprometer o orçamento e a regularidade da empresa.
Saiba mais sobre o Simples Nacional nos artigos a seguir:
Quais os impostos do Simples Nacional?
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional é responsável pelo recolhimento de uma série de tributos, como por exemplo:
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Programa de Integração Social (PIS) / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Como funciona o juros do Simples Nacional
Para emitir a guia de pagamento por atraso, os empresários podem acessar o site do Portal do Simples Nacional.
O cálculo dos juros é automatizado e não requer digitação manual. Há um juro de 2% ao mês sobre cada imposto e uma multa de 0,33% por dia de inadimplência.
Para os microempreendedores individuais, é possível utilizar o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual para calcular. As cobranças de juros e multa permanecem com os mesmo valores.
Para evitar penalidades adicionais, é essencial calcular os juros no dia do pagamento e fazer o pagamento imediatamente, pois, a guia de pagamento terá valores corrigidos com base no dia da emissão.
É possível parcelar o Simples Nacional?
Caso não tenha condições de pagar o valor total dos tributos atrasados do Simples Nacional, você pode optar por parcelar a dívida com a Receita Federal. Você pode utilizar o Portal do Simples Nacional, ou pode utilizar o Portal e-CAC.
Você pode parcelar os débitos em até 60 vezes. Mas lembre-se que os valores mínimos correspondem a R$300,00.
Dessa forma você pode gerenciar efetivamente seus débitos pendentes e se manter no regime tributário.
Como evitar multas e juros no Simples?
Manter a contabilidade e o setor financeiro de sua empresa atualizada é fundamental para ficar em dia com seus impostos.
Com esse cuidado, você pode determinar rapidamente se os impostos foram pagos em um determinado período.
O uso de um serviço de contabilidade pode proporcionar tranquilidade, sabendo que sua empresa está sendo tratada com cuidado e dentro das exigências e prazos estabelecidos.
Tenha o apoio da Consultcont para manter a tributação no Simples em dia!
A compreensão e o cálculo adequado dos juros Simples Nacional é fundamental para evitar problemas e manter a empresa em conformidade com as obrigações fiscais.
Por isso, ao contar com a especialização da Consultcont, os empresários podem focar em suas atividades principais, sabendo que estão em boas mãos.
Seja para o cálculo correto dos juros, ou para evitar essa situação, temos uma atuação completa e efetiva.
Não espere mais, contate-nos agora!
PRESSIONE AQUI E FAÇA UM CÁLCULO 100% SEM RISOS DOS JUROS SIMPLES NACIONAL!