Contabilidade para uma empresa, é como um médico para um paciente, como costumam dizer, além disso é muito importante frisar que setores fiscais, tributário, trabalhista e previdenciário, não são contabilidade, e sim áreas de atuação da empresa contábil ou do contador.
Por isso a contabilidade tem como objetivo verificar junto com os gestores quais as circunstâncias que estão gerando maiores retornos financeiros a sua empresa, com isso, ela é considerada uma ferramenta indispensável para a gestão empresarial.
Nós Consult Contabilidade, sabemos que para a empresa ter saúde, é essencial focar no equilíbrio entre receitas e despesas, com o objetivo de remunerar sócios, cumprir obrigações com o governo, colaboradores, fornecedores e clientes.
Dessa maneira a empresa pode evitar muitos problemas que podem colocar em risco, tanto a imagem, como a reputação, assim como sua operação no futuro.
Por isso é necessário ter um investimento numa boa gestão, com foco nos números, trazendo liberdade para seus investimentos, resultando em contratação de pessoas, campanhas de marketing e outras ações que impulsionam o crescimento do negócio.
Como a contabilidade ajuda na gestão?
Como já sabemos, a contabilidade é muito eficaz, e essencial para o bom funcionamento da empresa. Mas mesmo assim, muitos empresários ainda não dão a credibilidade necessária, a essa especialidade como uma ferramenta poderosa para dar apoio e fundamentação às decisões administrativas, além disso, contribuir na obtenção das metas e n e nos resultados esperados.
Por isso, para ajudar você entender melhor sobre o assunto, e assim ter em mente a importância da contabilidade na gestão, nós da Consult vamos mostrar como essa contribuição é feita na prática.
Previsibilidade de lucro
Com a contabilidade empresarial, traz a possibilidade, para o gestor ter uma previsão do quanto lucrará em determinados períodos.
Isso facilita decidir sobre contratações, investimentos, gastos e até fazer alguma economia, isso no momento certo.
Essa análise é feita por meio da contabilidade e do histórico da própria empresa., com os dados obtidos pela contabilidade é a forma mais fiel e concreta de prever as receitas.
Planejamento de despesas
O planejamento de despesas, é feito por meio de estudo e análise da empresa, assim como a previsão de lucro.
A contabilidade permite que seja verificado, os meses de gastos mais altos e os motivos do aumento das despesas. Isso pode ser, por exemplo, por formação de estoque, folha de pagamento ou pagamento de impostos.
Com essa percepção, pode ser feito o planejamento das despesas de forma mais assertiva, tomando decisões que não vão comprometer o capital de giro, e a segurança patrimonial, assim como o funcionamento da organização.
Previsibilidade de crescimento
E feita análise dos números, que permite que o empresário saiba quanto pode investir no futuro, além de saber a possibilidade, caso seja necessário conquistar novos investidores e quando ele poderá atingir os objetivos traçados feitos no seu planejamento.
Trazendo a credibilidade a empresa perante o mercado e investidores negócio no futuro.
Antecipação de imprevistos
A contabilidade permite que você se antecipe os problemas e até a erros de análise de números, e com essas práticas corretas, você consegue tomar as decisões mais acertadas, por exemplo, quando souber que haverá um gasto maior em determinado momento.
Qual a importância da contabilidade na economia e lucros das empresas?
Ela é um suporte bastante eficiente nas decisões e no dia a dia da empresa, que permite assim, que as atividades funcionem com capital de giro, pagamentos previstos e problemas sanados a tempo.
Além de administrar os números de uma organização, ela evitar falências e erros como falta de capital de giro, contribuindo para que a empresa cresça, e assim permaneça no mercado, aumentando os lucros.