Blog

Como Tomar Decisões Rápidas e Assertivas

Como Tomar Decisões Rápidas e Assertivas

Você já perdeu uma oportunidade porque simplesmente não sabia como tomar decisões a tempo?

Nos negócios e na vida, muitas vezes somos obrigados a pensar por conta própria.

É difícil, porém às vezes você só quer mais tempo para refletir sobre as coisas. Pode haver diferentes opções a serem consideradas, e você deseja extrair o melhor resultado de cada uma.

Quando você simplesmente não tem tempo para realmente pesar todos os ângulos, é necessário entrar na mentalidade certa para tomar uma decisão rápida.

Tudo começa ao limitar o número de opções consideradas. Depois, veja qual opção está mais alinhada com seus valores.

 

Nunca negocie seus princípios

Algumas pessoas, quando confrontadas com um grande dilema, se vêm tentadas a “pegar atalhos” que vão contra seus princípios. Porém, é muito importante compreender que essa é a forma mais ineficiente para escolher como tomar decisões.

Por isso, desenhe uma linha rígida entre as boas e as más escolhas.

Se você começar a ficar com medo enquanto toma decisões, lembre-se de que a indecisão te impede de progredir. É muito melhor você decidir e errar do que ficar preso no mesmo lugar. Permita-se errar.

A boa notícia é que quanto mais você praticar a tomada de decisões, mais natural isso será para você. E os erros se tornarão aprendizados.

 

Os inimigos das boas decisões

Para entender como tomar decisões de forma rápida e certeira, antes de tudo, você precisa estar em um bom estado físico e emocional.

Tomar uma decisão cansado, com fome, com raiva, chateado, magoado nunca é uma boa ideia. Isso porque sua mente não vai estar em pleno funcionamento.

Busque dar atenção às decisões mais importantes nos momentos em que sua cabeça ainda não foi consumida por outros problemas. Assim, a chance de fazer a melhor escolha aumenta.

Muita gente pensa que ter menos opções ajuda a tomar uma decisão. De certa forma, isso pode até parecer certo. Mas o fato é: com apenas duas opções, por exemplo, você deixa de ter outras possibilidades, que poderiam ser soluções mais criativas e completas.

Com três ou quatro alternativas, você tem mais parâmetros para avaliar a situação e mais possibilidades de atuação. Com o tempo, fica fácil reconhecer padrões e encurtar o processo de tomada de decisão.

descisaõ

Entenda o processo de como tomar decisões

Durante o seu dia, mesmo sem perceber, você toma milhares de decisões de forma automática. Sem dúvidas em grande parte das vezes, a emoção é a grande responsável por elas (diferente do que a maioria das pessoas acreditam).

No livro SWITCH, os autores Chip e Dan Heath recorrem a uma analogia emprestada do psicólogo Jonathan Haidt, que diz que nossa mente está dividida em duas partes: uma é o elefante; a outra, o condutor. Para ele, o elefante é o nosso lado emocional. A parte do nosso cérebro que fica doida diante de um chocolate ou do desejo de ficar na cama mais uns minutinhos depois de o despertador tocar. Por outro lado, o condutor é a nossa parte racional. Aquela que sabe que é preciso rejeitar o chocolate para evitar a barriga ou sair da cama para chegar ao trabalho na hora.

Então pense o seguinte, o condutor é o nosso planejamento analítico a longo prazo, é a parte racional e pensante da mente. O elefante é o nosso emocional, preocupado com o curto prazo, apaixonado e inspirado.  Em resumo, o condutor fornece o planejamento e direção, e o elefante proporciona a energia.

O grande problema é que, infelizmente, nosso elefante e o condutor nem sempre concordam para onde ir.

Portanto quando eles estão sintonizados tudo funciona de um jeito incrível. O grande desafio é quando eles discordam (e o elefante geralmente vence).

Sabe quando acontece de desistir da dieta? Ou da academia? Às vezes até mesmo o propósito de economizar para um grande plano, como uma viagem! Todos esses são sinais de que o elefante está vencendo o condutor.

A boa notícia é o elefante às vezes também quer seguir o caminho que vai gerar os melhores resultados. Ele nos abastece de instinto, lealdade, amor e motivação. O condutor, em sua tentativa de controlar o elefante pode incorrer no excesso de planejamento, o que provoca demora na tomada de decisão.

 

O vídeo aqui embaixo ilustra essa analogia:

 

Então o que precisa ser feito com o elefante e o condutor?

 

Motive o elefante, ele é a energia:

  • Encontre um sentido em fazer o sacrifício no curto-prazo. Para tomar uma decisão assertiva, você vai precisar ter no coração o PORQUÊ está fazendo.
  • Celebre a vitória de cada decisão bem sucedida. Isso reforça a emoção, a satisfação, o prazer de ter ido bem.
  • Proporcione experiências de crescimento. Suas decisões alinhadas com crescimento irão proporcionar o sentimento de segurança, de estar certo de si. Isso ajudará a sua autoestima e segurança.

Direcione o condutor, ele é quem está dando o caminho:

  • Encontre os pontos fortes! Perceba o que já está dando certo ao tomar decisões. Depois, compreenda e use esses padrões como referência.  Isso se chama MODELAR, ou seja, quando você tem clareza de que algo já deu certo para alguém fica mais fácil saber a futuro de uma decisão.
  • “Quebre” o problema em pequenos pedaços. Isso facilita encontrar uma solução
  • Visualize qual é o resultado que você precisa. Essa clareza facilita saber onde você deve ou não gastar energia. A mudança acontece mais fácil quando você enxerga que vale a pena.

clareza

A Importância da clareza das rotas

Se temos que equilibrar o nosso lado emocional e racional para conseguirmos tomar decisões mais assertivas, então precisamos ter claro para onde estamos indo para que esse sistema interno funcione harmoniosamente.

Se eu te perguntasse aonde você quer chegar na sua vida, você saberia responder rapidamente?

Ter claro os seus objetivos, o que você deseja de fato alcançar, fará total diferença no que você está investindo o seu tempo hoje.

Então, qual o primeiro passo para você ter clareza de onde você quer chegar?

Alinhe suas metas e valores

metas

Em 1914, o filósofo e psicólogo alemão Eduard Spranger publicou um livro em alemão intitulado “Lebensformen” (mais tarde traduzido para o inglês, em 1928, como Tipos de Homens: Psicologia e Ética da Personalidade). Nele, Spranger descreveu suas pesquisas e observações que levaram à identificação de seis atitudes ou valores fundamentais que encontrou presentes em cada pessoa, definindo-os como “vistas do mundo” ou “filtros que moldam e definem o que uma pessoa considera valiosa, importante, boa e fonte de desejo”.

Dessa maneira os valores são formados através de experiências repetidas e exposições múltiplas no mundo ao seu redor. Suas experiências ajudam a determinar suas atitudes e crenças sobre o que é valioso ou bom (ou ruim).

Inegavelmente, em razão da conexão com experiências e ambiente, nossos valores são dinâmicos. Com tempo suficiente ou experiência, a hierarquia de valores de um indivíduo pode mudar. No entanto, é muito lento mudar a menos que haja um evento ou crise emocional significativa. É por isso que é tão importante que as pessoas compreendam seus motivadores e impulsos, uma vez que são basicamente estáticos.

Os valores ajudam a influenciar comportamentos e ações e podem ser considerados, de alguma maneira, uma motivação oculta, já que não são facilmente observáveis. Isto é, compreender seus valores ajuda a dizer o motivo pelo qual você prefere fazer o que faz.

Portanto, é vital para uma alta performance garantir que suas motivações sejam satisfeitas pelo que você faz. Em suma isso conduz sua paixão, reduz a fadiga, inspira e aumenta a sua motivação…

Monte seu Quadro dos Sonhos para te ajudar como tomar decisões

A fim de conquistar cada um desses sonhos, eu defino cada decisão que eu tomo na minha vida hoje, está associada naquilo que eu quero conquistar, onde eu quero chegar. Fica muito mais fácil tomar decisões, dizer não para as oportunidades tentadoras que aparecem, porque eu sei exatamente o que eu tenho que fazer hoje para alcançar cada um desses sonhos.

Eu olho todos os dias para essa imagem, ela está no meu papel de parede do computador, porque ela faz eu me lembrar todos os dias o porquê eu estou fazendo o que estou fazendo hoje e quais as decisões eu preciso tomar todos os dias para viver essa VIDA PLENA E PRÓSPERA.

Assim sendo te convido a montar seu próprio quadro dos sonhos para compreender como tomar decisões de forma mais fácil. Acima de tudo, considere os seguintes aspectos:

  • O equilíbrio entre emoção e razão, uma exige a motivação e a outra a direção
  • Seus valores motivacionais
  • Alinhamento entre seus objetivos e valores
  • Viver uma vida intencional e não jogada ao acaso

O passo a passo do quadro dos sonhos

 

QUAL O SEU OBJETIVO?

  • Escreva o que você deseja alcançar.

O QUE VOCÊ QUER PRESERVAR?

  • Escreva o que você deseja preservar no caminho para alcançar o seu objetivo. Por exemplo, você quer preservar o seu relacionamento conjugal, o tempo de qualidade com os filhos, quer preservar a saúde, o relacionamento com os amigos.

O QUE VOCÊ QUER ADQUIRIR?

  • Escreva o que você deseja adquirir durante essa jornada. Por exemplo: alcançar realização, independência, quero amadurecer emocionalmente.

O QUE VOCÊ QUER ELIMINAR?

  • Escreva o que você quer eliminar durante o caminho. Por exemplo: deixar de ter complexos, deixar de ter crenças limitantes, deixar de ter medo.

O QUE VOCÊ QUER EVITAR

  • Escreva o que você quer evitar: Por exemplo: quero evitar a soberba, evitar a vaidade, evitar o egocentrismo

Não apenas uma projeção esta ação define uma série de decisões que você toma que irão determinar seus resultados. E isso vai além da vida pessoal, pois este método também pode ser utilizado para estabelecer os resultados nos negócios, na carreira, e em qualquer aspecto da vida.

Assim este quadro permite que você visualize o contexto de forma ampla e treine seu poder de análise, o que deixará suas decisões cada vez mais maduras, rápidas e assertivas.

Classifique nosso post [type]

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Contabilidade para uma empresa, é como um médico para um…
Cresta Posts Box by CP