Blog

RH nas empresas: o quanto ele é importante?

21Como disse certa feita o 40º presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan “o maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas”.

O que o Reagan quis dizer foi o seguinte: que, além do dinheiro, e os clientes, outro bem tão valioso quanto esses dois são os funcionários, vez que são essas pessoas estão por trás do giro do mecanismo do negócio. Neste sentido, destaque para o Departamento de Recursos Humanos, que vem se tornando, a cada dia, mais e mais importante para as empresas de todos os portes e segmentos.

Não é à toa que muitas empresas estão investindo em tecnologia para esse setor, como uma forma de aumentar a produtividade e passar na frente de seus concorrentes. Consciente desta realidade, o Portal Dedução elenca os motivos que estão fazendo com que eles se tornem peças fundamentais para o sucesso empresarial.

Acompanhe:

Seleção de profissionais: o setor de RH tem a missão de escolher os candidatos a um cargo dentro da empresa, um trabalho nada fácil. Na maioria das vezes, há uma grande quantidade de profissionais que se inscrevem para executar a função, contudo nem todos estão aptos para o cargo. Então, quanto melhor for a análise de quem formará o time, bem como a captação e avaliação dessas pessoas, melhores serão os resultados da empresa em pequeno, médio e longo prazo.

Retenção de talentos: encontrar e preservar os talentos no quadro corporativo é uma das maneiras mais assertivas da empresa obter sucesso no mercado e não perder para a concorrência.

Sistema de recompensas: quando a produtividade de algum setor está caindo, fica a cargo do RH levantá-la. Como? Por meio de um sistema de recompensas. Ao fazer uma pesquisa interna, é possível perceber rapidamente quais as retribuições mais almejadas pelos colaboradores.

Demissão: quando um funcionário comete um erro grave em uma empresa, a primeira coisa que ele escutará de um superior será a seguinte: “Passe, por favor, no RH”. Isso vale também para quando a empresa precisa fazer cortes ou o próprio colaborador não tem interesse em continuar trabalhando naquele local. Neste sentido, além de explicar os motivos da demissão, o profissional do RH cuidará das questões burocráticas da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e dos fatores internos e externos da ação, contribuindo para o compliance [conformidade] empresarial.

Salários e benefícios: por ser uma área que lida diretamente com as pessoas que compõem a equipe empresarial, é ela quem define a remuneração e os benefícios de cada funcionário.

Cultura interna: é o RH que estabelece as estratégias da cultura interior da empresa para a alavancagem dos negócios, sendo uma de suas principais atribuições fazer com que os empregados “vistam a camisa”, literalmente.

Novas tecnologias: a empresa quer lançar um novo produto, mas não sabe como? Pretende colocar à disposição dos clientes um novo serviço de fidelização? Está a fim de inovar em um setor específico? Novidades ficam mais fáceis de serem exploradas nas mãos dos profissionais do RH, já que eles são da área de comunicação, portanto, sempre aptos a sugerir novas tecnologias que aumentam tanto o desempenho dos trabalhos quanto dos colaboradores.

Por fim, é visível o quanto o departamento de Recursos Humanos é importante para a empresa melhorar sua posição no mercado, cada vez mais acirrado e competitivo. Neste sentido, se faz primordial investir no setor, oferecendo treinamento da equipe.

Da Redação do Portal Dedução

Classifique nosso [type]

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
O que você precisa saber sobre o PIS e COFINS…
Cresta Posts Box by CP

Espere! Não vá embora antes de pegar o seu presente!

Preencha nosso formulário e adquira agora o seu guia completo e gratuito sobre o regime tributário do Lucro Real!
Ebook Lucro Real - ConsultCont