Blog

Tire suas ideias do papel: Temos dicas de tudo que você precisa para abrir uma empresa

Abrir sua própria empresa é o sonho de muitas pessoas, porém sabemos que não é um processo simples e rápido, só de pensar na burocracia e as etapas para a abertura, muitas pessoas já ficam intimidadas. Mas não se preocupe, nesse artigo temos algumas dicas que vão te ajudar nesse momento.

Começamos pelo custo para abrir uma empresa: De acordo com especialistas o custo é em média R$2.000,00. Mas esse valor pode variar cerca de 275% de acordo com o município de atuação da empresa. Na hora de colocar na ponta do lápis é importante somar também as despesas indiretas para o funcionamento da empresa como, reforma do ponto, aluguel, materiais, esses custos devem ser pagos antes mesmo do início das atividades. Vale lembrar que o local da empresa já deve estar montado durante o processo de registro para que possa estar apta a receber as fiscalizações pertinentes.

Quais documentos são necessários para registrar uma empresa?
Ter sua empresa formalizada é o primeiro passo para que você possa começar as atividades. É muito importante que você realize de forma correta as inscrições, licenças e alvarás. A falta ou o atraso de algum desses documentos pode atrapalhar a abertura e funcionamento do seu negócio. Para cada ramo de atividade será necessário autorizações distintas. O ideal é procurar uma empresa especializada que conheça bem a legislação do seu município.

O primeiro passo para que seu sonho de ter uma empresa não vire um pesadelo é contratar uma empresa especialista em abertura novos negócios. Essas empresas contam sempre com colaboradores capacitados e prontos para otimizar o tempo de abertura da empresa, fazendo com que nenhum aspecto seja negligenciado gerando problemas que possa inviabilizar a abertura do seu negócio. Uma empresa especializada é imprescindível para que o empreendimento funcione de acordo com a lei.

No que uma empresa especializada em abertura pode te ajudar?

1. Contrato social
O contrato social é onde se formaliza a participação de capital de cada sócio, define as atividades que a empresa irá exercer.

2. Registrar na junta comercial
É necessário fazer o registro na junta comercial ou no cartório. Sua empresa só é formalizada quando esse registro for feito. Esse processo se faz antes mesmo do CNPJ.

3. Alvará
O alvará é emitido pelo município. Ele é a autorização para que você finalmente possa abrir seu estabelecimento depois de passar pelas vistorias necessárias de acordo com seu ramo de atividade.

4. Inscrição estadual
Grande parte dos estados possui parceria com a Receita Federal, fazendo com que você consiga solicitar pela internet a inscrição junto com seu CNPJ, através de um cadastro único.

5. Licenças e órgãos de regulação
Sem a autorização dos órgãos de vistorias não é possível realizar a abertura da empresa. Sem as autorizações você não conseguirá seu alvará para iniciar legalmente suas atividades. Muitas coisas são levadas em consideração durante as vistorias.

Durante as fiscalizações, sua empresa deve estar de acordo com as atividades exercidas, local de funcionamento e até mesmo o tamanho da empresa. As licenças mais pedidas são: A licença ambiental, licença sanitária e a vistoria de cumprimento das normas de segurança. Algumas empresas, dependendo das suas atividades também podem precisar de inscrições e licenças estaduais e até federais.

Por conta de todas essas variáveis é muito importante que você conte com o suporte correto nesse momento. A abertura é uma etapa delicada na realização do seu sonho por isso requer muita atenção. Conte conosco para te auxiliar na abertura do seu negócio e tenha mais tempo para se dedicar nos outros processos importantes da empresa.

Classifique nosso post [type]

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Terceirizar serviços e funções de um departamento pode ser uma…
Cresta Posts Box by CP