Blog

Bloco K tem novidades para atacadistas em janeiro de 2023

Os atacadistas de todo o Brasil, ou seja, os intermediários entre os distribuidores e fabricantes, e o varejista e seu usuário final, devem ficar atentos a algumas alterações de informações nos Registros K200 e K280, no Bloco K, o registro de produção do controle e do estoque.

Trata-se do O Ajuste Sinief n° 46/2022, publicado em setembro, que determinou que a partir de 2023, os registros K200 e K280 (informações sobre estoques escriturados) ficam dispensados de entrega para atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

O Ajuste Sinief nº 46/2022 estabelece que, a partir de 2023, fica a critério das Unidades da Federação a dispensa de entrega dos Registros K200 e K280. Então, é fundamental estar atento ao que o seu Estado vai decidir quanto a esse item. Veja o que o texto diz do Ajuste: “§ 14 A critério de cada unidade federada, a partir de 1° de janeiro de 2023, poderão ser dispensados de informar os saldos de estoques escriturados nos Registros K200 e K280 os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da CNAE pertencentes a empresa com faturamento anual inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais)”.

Por meio do Bloco K, indústrias, empresas atacadistas e demais estabelecimentos equiparados ao setor informam à Receita Federal informações de produção, insumo e estoque escriturados. Além de caracterizar os produtos fabricados, o contribuinte precisa declarar quais itens do seu estoque têm fabricação de terceiros, bem como os dados de perdas de insumos que ocorreram durante o processo produtivo, os produtos em estoque e a descrição do produto final.

Todas essas informações permitem que os órgãos fiscais rastreiem a diferença entre o consumo de insumos e a produção de diferentes indústrias e caso verifique alguma discrepância atue de forma mais incisiva, aplicando multas e outras sanções legais o que inibe a sonegação fiscal.

Da Redação do Portal Dedução

Classifique nosso [type]

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Foi publicada, no Diário Oficial da União, uma Portaria –…
Cresta Posts Box by CP

Espere! Não vá embora antes de pegar o seu presente!

Preencha nosso formulário e adquira agora o seu guia completo e gratuito sobre o regime tributário do Lucro Real!
Ebook Lucro Real - ConsultCont