Blog

Você sabe como a revisão tributária pode ajudar o seu negócio? Nós da Consult trouxemos alguns pontos importantes que irão te ajudar nessa empreitada

A carga tributária em nosso país é relativamente alta. Notamos isso por conta da série de imposto que impacta diretamente a lucratividade do negócio.

A revisão tributária pode ser usada para descobrir onde o seu negócio está pagando tributos que não era preciso. Uma vez que esses tributos forem identificados, é possível fazer um redirecionamento estratégico desse capital, podendo utilizá-los para investimentos que possam expandir a sua empresa.

É necessário acompanhar as mudanças que há na legislação, elas podem alterar a tributação, por isso a revisão tributária é importante para prezar pelos bens do seu negócio, ajudando a sua empresa a cumprir as leis vigentes e também ajudar a economizar com tributações indevidas.

Mas o que é exatamente a revisão tributária?
A revisão tributária é o processo de apuração em detalhes de todos os tributos que uma empresa precisa pagar. É uma ótima ferramenta para que se conheça os riscos, identifique as oportunidades, além de ser uma forma de estar sempre correto diante da legislação.

A revisão tributária pode te ajudar de inúmeras formas, dentre eles estão:
1. Reconhecimento de débito indevido e recuperação
Quando realizada a revisão tributária em impostos já pagos, é possível identificar, caso houver, valores com cobranças indevidas. Uma vez que isso acontece esses valores devem ser restituídos ou creditados legalmente para sua empresa.

2. Substituição dos tributos
Quando uma empresa comercializa produtos que são afetados pela incidência do ICMS-ST, não é necessário recolher esse imposto por conta desse recolhimento acontecer de forma indireta. Se não é feito uma revisão tributária, não é possível fazer a compensação a tempo, ocasionando o pagamento de ainda mais tributos indevidos, podendo gerar prejuízo a empresa.

3. Deixar seus tributos em dia e de acordo com a legislação
Sabemos que da mesma forma que pagar impostos indevidos pode prejudicar a economia de qualquer empresa, não fazer os pagamentos dos impostos conforme a legislação pode trazer sérias consequências também, entre elas até mesmo o encerramento das atividades do seu negócio. O processo de revisão tributária faz com que sua empresa esteja precavida em relação as normas da legislação e não corra o risco de ser atuada durante uma fiscalização.

Como é realizada a revisão tributária?
No processo da revisão tributária, os especialistas contratados analisam detalhadamente todos o fluxo econômico da sua empresa. Essas análises vão dês das compras até a entrega final do produto. Após entenderem a fundo o modelo de negócio, é realizado uma apuração de todos os impostos incidentes. Depois disso é feito um planejamento tributário onde se opta pela melhor forma de pagamento dos tributos de acordo com as características da sua empresa.

Alguns procedimentos que fazem parte da revisão tributária são:
• Análise detalhada do processo de tributação;
• Análise da carga de imposto e registros da contabilidade;
• Documentos;
• Observação dos valores de resultado e custos na produção;
• Métodos utilizados para apurar os impostos;
• Localização e análise por nível de risco de créditos e dívidas tributárias.

Qual é o melhor momento para realizar a revisão tributária?
É importante que a revisão tributária seja realizada no período de cada seis meses, ou no mínimo uma vez por ano. Se a sua empresa não realizou o procedimento de revisão tributária nos últimos anos é muito importante que você procure um profissional responsável urgente. Os créditos tributários perdem seu direito de recuperação após cinco anos. Passando esse prazo já não é possível ser restituído de cobranças indevidas. Contar com uma empresa capacitada e especializada é fundamental, por isso não hesite em contatar profissionais qualificados para essa empreitada, assim você estará amparado em todas suas demandas fiscais.

Classifique nosso post [type]

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Abrir sua própria empresa é o sonho de muitas pessoas,…
Cresta Posts Box by CP